quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Matemática e o Renascimento


Renascimento ou Renascença são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII.Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.

Durante o Renascimento, a Matemática passa também a assumir um outro papel, mais aplicada aos avanços da época.
Em meados do século XV, deu-se um sensível aumento na produção de trabalhos matemáticos. Para isso contribuíram fatos relevantes, como a queda de Constantinopla , em 1453, as grandes navegações e o invento da impressão com tipos móveis que possiblitaram a  maior difusão das obras.
como consequência desse período de mudanças, o estudo matemático, no Renascimento, assumiu características de Matemática Aplicada, a qual passou a ser utilizada em campos como a arte, óptica, mecânica, cartografia e contabilidade.
A aritmética da época era amplamente comercial e objetivava  explicar a escrita dos números, efetuar cálculos com eles.

Nessa época, matemáticos como Niccolo Tartaglia (1500-1557) e Ludovico Ferrari (1522-1565) contribuíram para a resolução das Equações Cúbicas e Quadráticas, respectivamente. Mas, somente em 1545, Gerônimo Cardano (1501-1576) publica "Ars Magna" com a resolução dessas equações, constituindo-se num marco importante para os algebristas da época.
 
Cuja  solução apresentada era:...

 Cardano, médico e jogador, dedicou grande parte da sua vida à àlgebra e ao reconhecimento da importância das raízes negativas, chamadas por ele de "fictícias". Embora falasse das raízes quadradas dos números negativos, não chegou ao conceito dos imaginários. A continuidade desse seu estudo foi realizada por Bombelli.
Fonte:  *Matemática Aula por Aula - Xavier e Barreto.
*Wikipedia

6 comentários: