terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Matemático Daniel Bernoulli

Daniel Bernoulli nascido na Holanda em 08 de fevereiro de 1700, foi um matemático e físico,veio de uma famosa família de matemáticos, físicos e filósofos, que incluía seu pai Joahnn Jakob. Daniel estudou lógica, filosofia e medicina nas universidades de Heidelberg, Estrasburgo, Basileia, mas sua primeira grande obra depois de receber seu mestrado foi Exercitationes quaedam Mathematicae,  foi quaedam Exercitationes Mathematicae, um tratado sobre equações diferenciais relacionados à física de água corrente (dinâmica de fluidos).
O trabalho trouxe-lhe um convite para a Academia de Ciências da Rússia em São Petersburgo, onde lecionou na medicina, mecânica e física. Seu nome ficou muito conhecido na Europa, e em 1732 ele aceitou um cargo em Basel para ensinar anatomia e botânica.
Em 1738 foi publicdo um de seus trabalhos mais famosos: Hydrodynamica .
Ele estabeleceu os princípios da dinâmica dos fluidos, ou seja, o movimento de um fluido sob a influência de forças. Nela se desenvolveram as relações nos fluidos:  velocidade, pressão e densidade. Estabeleceu o que agora é conhecido como Teorema de Bernoulli, cujo princípio diz que a pressão em um fluido diminui à medida que aumenta a sua velocidade e vice-versa.
Bernoulli desenvolveu a base para a energia cinética dos gases, mostrando que a pressão em um gás pode
ser explicado por colisões aleatórias das moléculas com o recipiente e que a pressão aumentar o movimento da partícula com a temperatura.
Entre 1725 e 1749, ele venceu 10 dos prêmios da Academia Francesa de Ciências com os trabalhos sobre astronomia, gravidade, magnetismo marés e correntes oceânicas. Como resultado a sua nomeação em Basel foi transferida para  fisiologia em 1743 e para  física em 1750.

 O TEOREMA DE BERNOULLI
Esse conhecimento permite-nos entender por que os aviões conseguem voar. Na parte superior da asa a velocidade do ar é maior (as partículas percorrem uma distância maior no mesmo tempo), logo, a pressão na
superfície superior é menor do que na superfície inferior, o que acaba por criar uma força de sustentação de baixo para cima.
 Este princípio pode ser aplicado no escoamento de líquido por um tubo de diâmetros diferentes: sendo o diâmetro da parte central do tubo menor que nas duas extremidades, o escoamento é mais rápido na região mais estreita e a pressão menor. É este o princípio do medidor de venturi; um dispositivo que permite calcular a velocidade de um fluido em um tubo horizontal, por meio da diferença de pressão nos tubos verticais.

2 comentários:

  1. Muito bom o post. Até parece que advinhou o que eu iria publicar. Sendo assim para complementar irei escrever em breve uma demonstração da equação citada acima. Parabéns!

    ResponderExcluir