segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Apóstolo Paulo em seus últimos dias - Sozinho não dá!

  2 Tm 4.v 9"Procura vir ao meu encontro o mais depressa possível."


2 Tm 4.v16: "Na minha primeira defesa, ninguém se fez presente para me ajudar; pelo contrário, todos me desampararam. Contudo, que isto não lhes seja imputado em juízo".


 Apóstolo Paulo, grande teólogo, edificador de igrejas, pastor itinerante, missionário, vaso escolhido para apregoar o Evangelho de Cristo aos gentios, agora está abandonado em uma masmorra fria e úmida do cárcere Mamertino em Roma, aguardando ser decapitado, já avançado em idade, está esgotado pelos anos de dedicação ao árduo trabalho que o próprio Senhor Jesus o designou, porém sem deixar a firmeza e o prazer em glorificar a Deus, anseia por ver alguém antes do fatídico dia de sua decapitação.


Escreve carta ao seu filho na fé Timóteo, assegurando que "combateu o bom combate" (2 Tm 4.7) da fé. E dá instruções ao seu aprendiz e para nós que hoje podemos aprender com ele.


UM HOMEM DE SENTIMENTOS 


Um homem, um herói da fé, a poucos instantes da morte, conduzida por seu carrasco - o poderoso Império romano - nos revela uma porção de seus sentimentos, diante do inadiável momento que lhe aguardava. Era certo que Deus já o havia entregado e estava pronto para recebê-lo no céu e coroá-lo como bom soldado.


Porém, quais foram seus sentimentos revelados nesse capítulo 4?


=>DE CARA COM A SOLIDÃO: 


-"Ninguém se fez presente para me ajudar" "Procura vir ter comigo depressa"

O drama desse herói, sempre empenhado em realizar a boa obra, se dá pela solidão em que se encontra.


O homem que tinha o poder de Cristo sobre ele e ouviu do Senhor: "A minha graça te basta", não era autossuficiente e não procurou viver isolado, sozinho, sem vínculos pessoais. Pelo contrário, sempre precisou de companheiros para as suas missões: "Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério".


Precisamos entender: GENTE PRECISA DE GENTE. E todos precisam de DEUS. 


=> ESQUECIDO E ABANDONADO


-"Todos me abandonaram" -"Demas me desamparou"


Paulo lembra que Demas o abandonou, amando o presente século. Um antigo amigo, irmão na fé, parceiro no trabalho, tornou-se desleal e preferiu ir em outra direção. 


Esta é uma das experiências mais amargas, tanto na vida cristã, quanto na secular, quando contamos com o favor e companheirismo de alguém e somos surpreendidos com abandono e rejeição. 


É claro que não podemos nos valer apenas desta parte do versículo "Maldito o homem que confia no homem" (Jr 17.5a) e tomá-lo isolado para justificar a falta do confiar nas pessoas e de tê-las por perto. Não é disso que trata as palavras ditas pelo Senhor, por meio do profeta Jeremias. Aqui, se trata da autoconfiança exagerada em si mesmo "que faz da sua carne mortal o seu braço", ou seja, do sentimento de autossuficiência.


Na verdade, esperamos demais das pessoas, e de menos de nós mesmos. Não deposite expectativas em pessoas que não podem suprir o que nem nós mesmos somos capazes de suprir. Não fuja das pessoas. Aprenda a lidar com elas. 


Não excluímos pessoas, lidamos com elas.


O SENHOR JESUS ENTENDE A SOLIDÃO


Jesus, nosso Senhor, aquele que sofreu e foi rejeitado, viveu momentos de agonia, desprezo e solidão.


 No Getsêmani e no Calvário Ele sentiu-se tremendamente angustiado, que no primeiro , seu suor se transforma em sangue e, no segundo sentiu-se desamparado pelo Pai (Mt 27.46). Em sua condição humana, esgotou-se física e espiritualmente, provando das profundezas da solidão. Seus amigos e aqueles que dele receberam milagres, na hora fatídica da cruz, somente alguns lhe acompanharam ao longe.


Jesus soube e nos ensinou o que é padecer.


Hoje ele nos confirma sua presença e amor para com todos.


 


Deus nos abençoe!!!!



2 Timóteo 4:11

2 comentários:

  1. Olá, nobre prof. Jonas! Tudo bem contigo? Assim espero!
    Realmente a solidão para o ser humano, um ser político por natureza, é uma daquelas, se não, a maior delas para atormentar ou até mesmo abalar as fortalezas físicas e/ou mentais. Embora, eu sempre rsrsrs dou razão para aquele que diz: "melhor só do que mal acompanhado"!
    Bom, agora já podemos, como blogueiros persistentes que somos, diante de debandada crescente de donos de blogs para outros meios e espaços de mídias mais rentáveis, e consideradas mais modernas, os próximos Paulos solitários.
    Agora eu te faço uma pergunta: "eram os deuses astronautas ou... matemáticos"? Afirmo que... eram matemáticos chineses, e por que? Bom, desde 1968 eu venho "perseguindo" umas suspeitas sobre astronautas (alienígenas) do passado, repassando conhecimentos científicos/tecnológicos para a humanidade. E tudo leva à crer, que eu tenha feito uma redescoberta (ou descoberta) nesse sentido! Caso tenha interesse em me ajudar numa busca em provar isto, pode me procurar pelo meu e-mail: franciscovaldir61@gmail.com certo?
    Vamos em frente! Tudo de bom, INTEL LOGO e um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços meu caro amigo. Grato pela colaboração e interação. VAmos em frente!!
      Entrarei em contato para tomar conhecimento do assunto que vc me adiantou por aqui . Até breve!

      Excluir