domingo, 28 de março de 2010

O Jogo de Xadrez e a Matemática

A prática do Xadrez tem se tornado muito comum em todos os ambientes sociais. Para alguns, um simples  passatempo, para outros, uma forma de treino mental e ainda para os amantes das Ciências, Exatas ou não, uma maneira de despertar habilidades como Raciocínio lógico-dedutivo, concentração e elaboração de estratégias. Para mim, defino o jogo como exercício mental, altamente competivo e saudável.

Minha paixão particular pelo Xadrez me fez elaborar este artigo que faz uma estrita relação com as Ciências Exatas, em especial a Matemática.

Várias lendas sobre a origem do Xadrez podem ser encontradas facilmente na internet ou em livros, mas a que mais me interessou foi a de Sissa, um brâmane indiano, que havia criado o Jogo para curar o tédio de um certo rei.
 sissa
Como recompensa à criação do enigmático jogo, o rei desejou recompensar o seu brilhante súdito com o que desejasse:

Então, Sissa se dirigiu ao Rei e pediu:

- Bondoso rei, desejo um grão de trigo pela primeira casa, dois pela segunda casa, quatro (=22) pela terceira, Oito (=23) pela quarta, e assim por diante, dobrando o número de grãos na casa seguinte, até encher todas as casas do tabuleiro com o número de grãos correspondentes (ou seja, 263).
O rei achou esse pedido muito modesto e, sem dissimular seu desgosto, disse a Sissa:
_ Meu amigo, tu me pedes tão pouco, apenas um punhado de grãos de trigo. Eu desejava lhe conceder muitas riquezas, mas como é o que desejas, isso te darei. Então o rei ordenou aos seus subordinados que satisfizessem o pedido de Sissa.

Conclusão: O número de grãos que Sissa tinha pedido corresponde à fórmula 264-1 que é igual a 18.446.744.073.709.551.615
É um número monstruoso, na casa dos quintilhões.

Então, O rei descobriu, para sua consternação, que todo o trigo da Índia não era suficiente para satisfazer o pedido de Sissa. E mais, em todo o mundo conhecido na época não havia trigo suficiente para atender àquele pedido!

O valor de 264-1 grãos de trigo corresponde à soma da série:
1 + 2 + 4 + 8 + 16 + 32 + 64 + 128 + 256 + 512 + 1.024 + 2.048 + 4.096 + ... + 9.223.372.036.854.775.808.

De acordo com Jhon Wallis, matemático inglês, essa quantidade de grãos de trigo poderia encher um cubo que tivesse 9400m de aresta. Se contássemos esses grãos á razão de 5 por segundo, trabalhando dia e noite sem parar, gastaríamos nessa contagem, 1170 milhões de séculos.
(Adaptado de: TAHAN, Malba. O Homem que Calculava)

Nas séries de postagens seguintes vou publicar vários recursos matemáticos, com os quais é possível calcular esse número que corresponde à quantidade de grãos pedidos por Sissa.

4 comentários:

  1. Foi uma interessante lenda! Gostei muito.
    Clebio.

    ResponderExcluir
  2. o fim da lenda termina assim: o Sissa chegou com cesto equivalente a um conteiner, e o rei falou: pra encher tudo isso vai ter um custo !! Sissa disse:: Quanto? o rei falou que ele iria pagar por aquilo que pudesse levar. O sissa parou e pensou e disse : entao carregue até ficar de graça....

    ResponderExcluir
  3. ... O REI DISSE AO SISSA:" DE QUE OUTRA FORMA ELE PODERIA HONRAR COM A PROMESSA, SABENDO QUE SERIA IMPOSSIVEL PAGÁ-LO", ENTAO O SISSA DISSE AO REI:"
    MAJESTADE NAO PRECISA PAGAR-ME, EU SÓ QUERIA LHE CHAMAR ATENÇAO, PARA QUE, TODO HOMEM, ANTES DE TOMAR QUALQUER DECISAO, REFLITISSE MAIS."

    ResponderExcluir
  4. Caros jogadores plantonistas, havendo algum a desafiar-me, entre em contato.
    regicuca@bol.com.br

    ResponderExcluir