domingo, 28 de março de 2010

Xadrez e Progressão Geométrica

Vamos inicialmente à definição:

Progressão Geométrica (P.G) é toda seqüência de números não-nulos em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao produto de seu termo precedente por um constante, denominado razão q da progressão geométrica.

Ex. (1, 2, 4, 8, .........) P.G infinita; razão q = 2
Para acharmos um termo qualquer de uma P.G. adota-se a seguinte fórmula: an = a1 . qn - 1 , onde:
an: termo geral
a1: primeiro termo
q: razão
n: número de termos

Portanto, no caso da lenda do xadrez fica fácil descobrir sem ter que fazer muita conta, claro que usando uma calculadora científica do quanto era grande a recompensa de Sissa, com o seguinte cálculo:
a64 = 1 . 264-1 o que daria o mesmo valor mencionado acima para a 64a casa do tabuleiro de xadrez.

 

E a fórmula que fornece a Soma dos termos de Uma PG, de que forma, podemos usá-la aqui?

Muito bem, consideremos q≠1 (razão da PG) e n um número inteiro positivo qualquer, temos

S = 1 + q + q2 + q3 + ...+qn (I)

e observemos que

qS = q + q2 + q3 + q4 +...+qn+1. (II)

Portanto, subtraindo (I) de (II), obtemos

qS – S = qn+1 – 1, donde

clip_image002[1]

Que é a fórmula da Soma que está sendo usada nos cálculos.

Um comentário:


  1. Ummm super xato demais ne pensei que seria legal mais naum e naum
    .

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