quinta-feira, 25 de junho de 2009

Profissão de Professor


Ser professor, de escola pública ou particular, é uma árdua tarefa. As cobranças são muitas, as críticas são constantes, e o q é mais sério é saber q a sociedade mudou e atingiu um nível de banalização da educação, como nunca se viu, e quando me refiro à educação ñ estou falando simplesmente no sentido do que é aprendido nas escolas, falo de valores morais e humanos, principalmente o respeito, a dignidade e o amor ao próximo que não dependem da situação social do indivíduo, seja rico ou pobre, pois estes se aprendem em casa. Diante disso, percebo a cada dia que a angústia de nós professores surge não apenas pelos baixos salários ou pela falta de políticas governamentais que façam da educação algo primordial, mas talvez se justifique pela forma como, muitas vezes, somos tratados dentro das salas de aula. Quantas barbáries vemos e ouvimos de nossos educandos, que por ignorância acham q somos uma máquina que deve suportar sempre com muito bom humor as suas atrocidades. Creio que nossos alunos refletem uma sociedade alterada pelo consumismo exacerbado e pela liberdade sem limites que muitas famílias adotam.
Em conversa com certo amigo pude notar que por mais que não se queira assumir ou se pretenda desvalorizar a sua importância, temos certeza de que há um problema grave nas escolas ligado ao controle dos alunos, designadamente nas próprias salas de aulas, pois se nas aulas não conseguirmos criar as condições necessárias a que se favoreça a aprendizagem, o resultado é líquido e certo: frustração para professor e aluno.
O certo é que queremos ser valorizados pelo que somos e fazemos, pois abraçamos a causa com louvor e merecemos ao menos um "OBRIGADO PROFESSOR", simples e sincero, afinal, o advogado é chamado de doutor, o Engenheiro é muito bem remunerado, e há de se Lembrar que todos passaram pelas mãos "calejadas" do professor. E termino por me questionar: o que seria da sociedade se os professores se extinguissem?

3 comentários:

  1. Sinceramente está presente em muitos colegas, que também amam a profissão, mas se sentem num estado de incompreensão e frustração.
    Muito bem observado por você, amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. o Sentimento de angústia q vc manifesta neste post é de todos. Não Somos valorizados nem reconhecidos. Há entre todos uma inversão de valores.
    Mas não vamos desistir de lutar, iremos deixar nosso legado.

    ResponderExcluir
  3. Professor vc sabe q muitas vezes nós mesmos fazemos nossa profissão ser desvalorizada. Existem muitos colegas q só estão interessados em suas "aulinhas" básicas, sem vontade alguma de mudar. Concordo com vc q merecemos mais respeito, afinal somos formadores de opiniões e de cidadãos...

    ResponderExcluir